sábado, 11 de dezembro de 2010

EVANGELHO DE MARCOS


Marcos Evangelista é o nome tradicional do autor de um dos Evangelhos. A tradição o identifica com João Marcos, mencionado como companheiro de Paulo nos Atos dos Apóstolos, e que posteriormente teria se tornado um discípulo de Pedro. Como é em geral reconhecido, o Evangelho segundo Marcos foi o primeiro entre os evangelhos canônicos a ser escrito, por volta do ano de 70 d.C., ano da destruição do Templo pelos Romanos. Dos sinópticos, é o mais simples e o menor, sendo igualmente aquele que será provavelmente o mais antigo, servindo de uma possível fonte para os demais evangelistas, embora contenha 31 versículos a mais, relativos a outros milagres não relatados nos outros evangelhos.

Marcos escreveu seu Evangelho para os cristãos gentios, enfatizando as palavras e ações do Salvador, que revelam seu poder divino. Muitos aspectos do seu estilo podem ser explicados por sua proximidade com Pedro. Os escritores antigos dizem que o Evangelho de Marcos é um registro sucinto da pregação de Pedro, gozando da sua íntima amizade, e auxiliando-o como seu intérprete ou secretário.

Como em nenhum lugar deste evangelho se menciona o nome do seu autor, trata-se, tecnicamente, de uma obra anônima. Entretanto, existem elementos extra-bíblicos, além de evidências internas, suficientes para apontar como seu autor Marcos, ou João Marcos como era conhecido. João Marcos teria sido primo de Barnabé (Cl 4,10), de família levita (At 4,36).
Há dúvidas se Marcos conheceu Jesus pessoalmente. Alguns pensam que seria Marcos o jovem que "fugiu nu" de Mc 14,52 (pois só Marcos narra este episódio). Existe também a hipótese que tenha sido na casa da mãe de João Marcos, em Jerusalém, que Jesus celebrou a última Ceia (14,12-31), já que era um local de oração e acolhida, pois foi para esta casa que Pedro se dirigiu ao ser libertado da prisão (At 12,12).

Após a Ascensão do Senhor, a casa de sua mãe Maria se tornou um lugar onde os cristãos se reuniam, e um local de alojamento para alguns dos apóstolos (At 12:12). Marcos foi um companheiro muito próximo dos Apóstolos Pedro, Paulo e Barnabé. Foi a Selêucia, com Paulo e Barnabé, e de lá partiu para a ilha de Chipre, e atravessou toda a ilha, de leste a oeste. Na cidade de Paphos, Marcos testemunhou a cegueira que Paulo fez cair sobre o feiticeiro Elimas (At 13:6-12). Depois de trabalhar com o Apóstolo Paulo, Marcos retornou a Jerusalém indo depois foi para Roma com o apóstolo Pedro. De lá, partiu para o Egito, onde fundou uma igreja local. Marcos conheceu Paulo em Antioquia. De lá ele foi com Barnabé para Chipre, indo depois ao Egito novamente, onde ele com São Pedro fundaram muitas igrejas. Foi depois então para a Babilônia e, desta cidade foi que o apóstolo Pedro enviou uma epístola aos cristãos da Ásia Menor, na qual chama Marcos de seu filho (1 Pd 5,13).

 Quando o apóstolo Paulo chegou a Roma acorrentado, Marcos estava em Éfeso, onde Timóteo foi bispo. Marcos foi com ele para Roma e, de lá foi que escreveu seu Evangelho. De Roma Marcos viajou para o Egito. Em Alexandria, iniciou uma escola cristã que, mais tarde, produziu sacerdotes notáveis e mestres da Igreja, como Clemente de Alexandria, Dionísio de Alexandria, Gregório Taumaturgo  e outros. Zeloso dos serviços da Igreja, Marcos compôs uma liturgia para os cristãos de Alexandria. pregou o Evangelho nas regiões do interior da África, quando esteve na Líbia, em Nektopolis. Durante essas viagens, Marcos foi inspirado pelo Espírito Santo a ir novamente para Alexandria e enfrentar os pagãos. Lá, ele visitou a casa de Ananias e curou uma de suas mãos aleijada. O dignitário ouviu suas palavras e, cheio de júbilo, recebeu o Batismo. Seguindo o exemplo de Ananias, muitos dos habitantes daquela parte da cidade foram batizados.

Isso despertou a inimizade dos pagãos que queriam matar Marcos. Quando soube disso, Marcos fez de Ananias bispo, e os três cristãos, Malchos, Sabinos e Kerdinos foram ordenados presbíteros para que a igreja pudesse contar com líderes após a sua morte. Os pagãos aprisionaram Marcos enquanto celebrava a Liturgia. Eles o espancaram, arrastaram-no pelas ruas e jogaram-no depois na prisão. A Marcos foi concedida uma visão do próprio Senhor Jesus Cristo que o fortaleceu antes de suas torturas. No dia seguinte, a multidão enfurecida arrastou novamente pelas ruas, e ao longo do caminho, diante do tribunal, Marcos entregou seu espírito a Deus, dizendo: «Em tuas mãos, ó Senhor, eu entrego meu espírito». Os pagãos quiseram queimar o corpo do santo, mas quando acenderam o fogo, tudo escureceu, ouvia-se trovões e terra tremeu. Os pagãos fugiram aterrorizados, e os cristãos levaram o corpo de  Marcos para sepultar em uma cripta de pedra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário